sábado, 29 de março de 2008

Para quem leva e traz

Empresas de logística vivem processo de consolidação, crescem e buscam profissionais técnicos e executivos.

Por LUIZ CARLOS LUCENA

Trabalhar com logística no Brasil é difícil. É preciso enfrentar a péssima infra-estrutura de transporte, a burocracia e os custos altos. O país fi cou com a 61a posição num ranking do Banco Mundial, divulgado no fi nal do ano passado, que analisou os portos de 150 países. A situação da logística aqui é pior do que na China, Chile, Índia, Argentina, México, Vietnã e Peru. Por isso, profi ssionais que sabem superar essas barreiras estão valorizados nas empresas. Mais ainda após as recentes transformações ocorridas no setor.

A atividade ainda está repleta de empresas de médio porte. Mas, de dois anos para cá, acelerou-se a profi ssionalização e as fusões se tornaram freqüentes. A americana TNT comprou a Expresso Mercúrio, uma transportadora nacional, e a UPS, gigante de entregas dos Estados Unidos, adquiriu a Fritz, outra transportadora.

Esse processo de consolidação tem criado oportunidades de emprego. Luiz Figueira, de 36 anos, diretor para América Latina da IJS, era presidente da inglesa Exel no país em 2006, quando a empresa foi comprada pela alemã DHL. Enquanto pensava nas propostas internas, já que seu cargo foi eliminado, recebeu um convite da americana IJS para lançar suas operações no Brasil. “Minha formação fez diferença”, diz Luiz, que complementou a faculdade de comércio exterior com um MBA na Business School de São Paulo.

BUSCA POR FORA

Por enquanto, as organizações se vêem obrigadas a preencher as vagas roubando talentos das concorrentes, já que não há tanta gente saindo das universidades com formação específi ca. Outra saída é investir nos talentos internos. A ALL, que comprou a Brasil Ferrovias há dois anos e deve crescer 20% em 2008, abriu o ano anunciando 350 postos novos, 90 deles para gerentes. A empresa pretende formar profi ssionais dentro de casa, mas procura alguns especialistas em áreas técnicas. “Temos falta de gente nas áreas de apoio, principalmente em TI”, diz Pedro Almeida, diretor de RH da companhia, com sede no Paraná.

A procura por profi ssionais é abrangente porque o setor de logística engloba diversos tipos de companhias. Centros de distribuição e armazéns precisam de gente com perfi l técnico, conhecimento de informática, capaz de controlar estoques e rotas de entrega. A empresa de operação logística, no topo da cadeia, procura executivos para o setor comercial com inglês fl uente, para expandir suas relações. É o caso da Log In, de São Paulo, braço de transportes da Vale, que vai contratar mais de 200 pessoas este ano. Por fi m, há os assessores aduaneiros, advogados que conhecem legislação da área e devem operar os sistemas informatizados de comércio exterior da Receita Federal.

Como está o salário

A remuneração variável, que nem sempre existia, subiu e os executivos têm bônus de dois a cinco salários anualmente:

  • O salário fi xo de um gerente de logística está na média de outras áreas: entre 8 000 e 14 000 reais.
  • Se a empresa é de médio porte, esse valor pode chegar a 20 000 reais (cerca de 30% a mais do que se pagava há dois anos).

Acessado em http://vocesa.abril.com.br/edicoes/0117/fechado/informado/mt_272856.shtml em 29/03/2008.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Saiba quais os dez piores erros cometidos num currículo

Especialistas apontam principais falhas na elaboração do documento

Por Larissa Leiros Baroni

Se você está em busca de um estágio ou de um emprego e não sabe nem por onde começar, aí vai a dica: comece pelo currículo. Ele é seu cartão de visita para o mercado de trabalho, por isso, cuide bem dele. É com o currículo que você faz o primeiro contato com a aquela tão almejada empresa. O documento bem-feito não é sinônimo de vaga garantida, mas é uma etapa importante. E qualquer escorregão pode prejudicar seriamente suas pretensões. Para ajudá-lo nessa missão, o Universia consultou diversos especialistas em recrutamento e seleção que apontaram algumas falhas que podem colocar tudo a perder. Confira!

Deixar passar erros de português ou digitação
"Dominar a Língua Portuguesa é um requisito básico e fundamental de qualquer processo seletivo. Por isso, fique atento para não cometer erros de ortografia, concordância e até mesmo de digitação no currículo. Você pode ser eliminado antes mesmo de ter a oportunidade de justificar o erro. A desatenção pode ser interpretada como despreparo. A dica é: revise o documento várias vezes antes de enviá-lo. Se preferir, peça para alguém que domine bem o idioma revisá-lo também."
Ana Rita Peres, gerente executiva da seccional de São Paulo da Associação Brasileira de Recursos Humanos.

Mentir
"Não vale a pena mentir. Ao analisar o currículo, o recrutador pode não identificar a mentira. No entanto, você pode ter uma grande surpresa no ato da entrevista pessoal. Pode ser submetido a um teste prático, por exemplo, e vai ficar muito feio para você. Isso é antiético e você pode ser eliminado do processo seletivo por bobeira. Seja verdadeiro. O currículo é feito para que ressalte seus pontos fortes. Nada de inventar informações só para deixá-lo mais completo."
Tania Casado, coordenadora do curso de especialização em Consultoria de Carreira da FIA (Fundação Instituto de Administração).

Ser prolixo
"Quem quer contar tudo no currículo, não tem a chance de falar nada. É um erro achar que quanto maior for o documento, melhor ele fica. O tempo que você tem para se apresentar ao selecionador é de, no máximo, dois minutos. Portanto, duas folhas são mais do que suficiente. Nada de tentar se enganar, por exemplo, ao diminuir o tamanho da fonte usada no documento. O ideal é ser conciso. Coloque no currículo apenas as informações úteis e necessárias. Ou seja, se você fez um curso de culinária e está em busca de uma vaga de secretariado, oculte esse dado. Afinal, não vai fazer a mínima diferença. Economize espaço para valorizar as características mais relevantes para a vaga pretendida. Tenha bom senso."
Marcelo Abrileri, presidente do Curriculum.com.br, site de recolocação e recrutamento on-line

Ser superficial
"O currículo deve ter as informações mínimas necessárias para que o selecionador o conheça. Quem lê o currículo não tem bola de cristal. Alguns dados, tais como local de formação, locais de trabalho, datas de ingresso e saída, descrição de cargos e de atividades desempenhadas, são fundamentais e não podem faltar. As datas não se resumem ao ano. O ideal é colocar pelo menos o mês. Evite usar abreviaturas e siglas, para facilitar o entendimento do recrutador. O documento deve realçar as realizações pessoais de maneira clara, organizada, lógica e simples. A objetividade passa credibilidade. Mas cuidado: ser generalista pode ser interpretado como imaturidade."
Sandra Schamas, palestrante e escritora do livro "Aumente a sua Empregabilidade".

Apontar distintos objetivos profissionais
"Um dos pontos mais importantes de um currículo é o objetivo. Ele é quem guia os caminhos do candidato e, em alguns casos, até os passos do selecionador. O recrutador muitas vezes começa a leitura do currículo pelo objetivo, se ele estiver alinhado com a vaga prossegue a leitura, caso contrário já o descarta. O objetivo deve ser construído de maneira pensada, estruturada, clara e convincente. Para isso, é preciso saber realmente o que você quer para a sua carreira profissional. Comece sempre com um verbo e nunca coloque a palavra 'almejo'. Duas ou três linhas são suficientes para descrever suas intenções profissionais. Apontar objetivos distintos pode demonstrar imaturidade e falta de foco." Haroldo Sato, especialista em marketing pessoal e diretor de Recursos Humanos da Fast Shop.

Inserir documentos pessoais
"Nunca insira dados relativos a documentos pessoais, tais como CPF, RG, número da carteira de trabalho, título de eleitor ou de carteira de reservista. Essas informações são desnecessárias no processo de seleção, além do mais podem te trazer sérios transtornos. Os números dos documentos sigilosos podem cair na mão de pessoas erradas. No topo do currículo, coloque apenas o nome completo, idade, nacionalidade, estado civil, endereço completo, telefone, número do celular e e-mail. Lembre-se de manter esses dados atualizados, principalmente o número de telefone, já que esse será o meio de comunicação entre entrevistador e candidato. Indicar a pretensão salarial também é dispensável. Coloque-a apenas se solicitado. Esse é um assunto confidencial, que deve ser discutido no ato da entrevista pessoal."
Cíntia Holanda, consultora de Recursos Humanos da Catho.

Inserir fotos
"Não faça do seu currículo, um catálogo de fotos. Lembre-se: não é a sua aparência que é avaliada e, sim, os seus conhecimentos e experiências profissionais. Por isso, evite colocar fotos. Legalmente as empresas são proibidas de solicitar retratos dos seus candidatos, já que se trata de uma ação discriminatória. Mas se mesmo assim você optar pela foto, pense: 'qual é a imagem que eu quero passar para o recrutador?' Tenha bom senso. Nada de figuras sem camisa, de óculos escuros ou de biquíni. Escolha algo mais formal."
Alessandra Nogueira, gerente de recrutamento e seleção da Coca-Cola.

Deixar a estética de lado ou priorizá-la demais
"A preocupação excessiva com a estética, em alguns casos, pode ser subentendida como compensação de uma falha. Em contrapartida, currículos sujos e amassados demonstram que o candidato é desorganizado. O ideal é optar por folhas brancas e tipologia tradicional, tais como Times New Roman e Arial. Negritos, itálicos e sublinhados só devem ser usados para organizar as informações. Fugir do padrão, às vezes, aguça a curiosidade do recrutador. Porém, é importante identificar o tipo de empresa que faz a seleção. Se for uma instituição de perfil conservador, siga o modelo padrão. Caso contrário, pode-se inovar e usar a criatividade para se destacar no processo seletivo. Mas cuidado! Na dúvida, opte pela boa e velha folha branca."
Regina Silva, consultora de carreira e sócia-diretora do Instituto Gyraser.

Padronizar o currículo
"Um currículo se torna muito mais atraente aos olhos do selecionador se adequado ao perfil da empresa e da vaga pretendida. Para cada necessidade, é preciso uma redação diferente. As informações podem ser as mesmas, porém o ideal é ressaltar as características exigidas para o preenchimento da vaga. Se a sua experiência profissional for mais forte, priorize-a. Caso contrário enfatize o lado do estudo. O modelo do currículo é que tem que se adequar às suas necessidades e não você se pautar por um modelo padrão, que não vai te favorecer em nada. A dica é: procure informações sobre a empresa e faça uma boa pesquisa sobre a área em que gostaria de trabalhar para saber as informações que devem ser ressaltadas no próprio currículo e que, geralmente, serão as mais notadas pelo recrutador."
João Florêncio, professor da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e consultor na área de educação continuada e gestão de carreiras.

Anexar documentos comprobatórios
"Não há necessidade de comprovar as informações descritas no currículo com a apresentação de documentos comprobatórios, tais como o diploma da graduação, a carta de recomendação do antigo trabalho ou, ainda, a cópia do passaporte com o carimbo da viagem para o exterior. Os documentos só devem ser apresentados, quando solicitado. Assinar ou rubricar o currículo também é desnecessário. O recrutador parte do pressuposto de que o candidato fala a verdade."
Maiti Junqueira, coordenadora de jovens profissionais da Across.

Acessado em: http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=15641 em 27/03/2008.

domingo, 23 de março de 2008

Gravação visita técnica

Olá galera, finalmente consegui arrumar tempo para postar a gravação que fiz durante nossa visita técnica. Ela ficou muito legal e dá para ouvir perfeitamente o que o professor fala. Só tem um pequeno problema, o tamanho do arquivo é um pouco grande (38 mb) o que pode dificultar o download para algumas pessoas.

Clique no link para fazer o download: http://www.4shared.com/file/41618564/ab6c40d/REC021.html

Para aqueles que estão com saudades das nossas postagens podem ficar tranquilos. Depois de uma semana bem corrida com provas e feriado voltaremos a fazer nossas postagens. Continuem divulgando nosso blog para que possamos aumentar o número de acessos a nossa página. Até a próxima!!!

sábado, 8 de março de 2008

Homenagem as mulheres (Parte 2)

Olá mulheres, parabéns pelo seu dia! Feliz dia internacional da mulher!

Contunuando nossa homenagem a vocês vamos postar o contexto histórico deste dia, ou seja, os fatos que culminaram na criação do dia da mulher.
Segundo o site Wikipédia, aconteceu assim:

O Dia Internacional da Mulher é celebrado a
8 de Março. É um dia comemorativo para a celebração dos feitos econômicos, políticos e sociais alcançados pela mulher.

A ideia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na viragem do século XX, durante o rápido processo de industrialização e expansão econômica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março de 1857 em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários.

Existem outros acontecimentos que possam provar a tese como o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também aconteceu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911, onde morreram 146 trabalhadoras. Segundo esta versão, 129 trabalhadoras durante um protesto teriam sido trancadas e queimadas vivas. Este evento porém nunca aconteceu e o incêndio da Triangle Shirtwaist continua como o pior incêndio da história de Nova Iorque.

Muitos outros protestos se seguiram nos anos seguintes ao episódio de 8 de Março, destacando-se um outro em 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução de horário, melhores salários, e o direito ao voto. Assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher observou-se a 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos da América após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910, a primeira conferência internacional sobre a mulher ocorreu em Copenhaga, dirigida pela Internacional Socialista, e o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido. No ano seguinte, esse dia foi celebrado por mais de um milhão de pessoas na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, no dia 19 de Março. No entanto, logo depois, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 140 costureiras; o número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Além disto, ocorreram também manifestações pela Paz em toda a Europa nas vésperas da Primeira Guerra Mundial.

Na Rússia, as comemorações do Dia Internacional da Mulher serviram de estopim para a Revolução russa de 1917. Depois da Revolução de Outubro, a feminista bolchevique Alexandra Kollontai persuadiu Lenin para torná-lo num dia oficial que, durante o período soviético permaneceu numa celebração da "heróica mulher trabalhadora". No entanto, o feriado rapidamente perderia a sua vertente política e tornar-se-ia numa ocasião em que os homens manifestavam a sua simpatia ou amor pelas mulheres da sua vida — um tanto semelhante a uma mistura dos feriados ocidentais Dia da Mãe e Dia dos Namorados. O dia permanece como feriado oficial na Rússia (bem como na Bielorrússia, Macedónia, Moldávia e Ucrânia), e verifica-se pelas ofertas de prendas e flores dos homens às mulheres (quaisquer mulheres). Quando à Checoslováquia integrou o Bloco Soviético, esta celebração foi apoiada oficialmente e gradualmente transformada em paródia — ver MDŽ.

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920, mas esmoreceu. Foi revitalizado pelo feminismo na década de 1960. Em 1975, designado como o Ano Internacional da Mulher, a Organização das Nações Unidas começou a patrocinar o Dia Internacional da Mulher.
Como podem ver, a junção de vários fatos deram origem ao dia internacional da mulher e não apenas o incêncio na fábrica da Triangle Shirtwaist como é amplamente divulgado.
Aproveitando a oportunidade, disponibilizamos o download do livro "O que toda mulher inteligente deve saber". Quem tiver interesse em dar uma lida no livro, pode clicar no link para download: http://rapidshare.com/files/97969752/O_Que_Toda_Mulher_Inteligente_Deve_Saber_-_Steven_Carter_e_Julia_Sokol_1_.pdf.html
Mulheres, vejam também a homenagem que a Editora Abril fez para vocês: http://www.assineabril.com.br/diadamulher/index.jsp?t=h&n=RAFAEL&email=rhaplione@hotmail.com
Até a próxima galera e mais uma vez: FELIZ DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES!!!

sexta-feira, 7 de março de 2008

Homenagem a todas as Mulheres

A TODAS AS MULHERES

A Mulher ideal...
É aquela que é maravilhosa acima de tudo.
Que pode, com um sorriso, provocar amor e felicidade.

A Mulher ideal...
É aquela que é simples por natureza.
Que pode explanar, com simples gestos, toda a sua feminilidade
e grandeza.

A Mulher ideal...
É aquela que sabe como ninguém entender os sinais do amado antevendo lhe os movimentos, estando sempre ao seu lado.

A Mulher ideal...
É aquela que não é perfeita, pois somente Deus o é, mas que
busque a perfeição em todos os seus gestos.

A mulher ideal.....
É aquela que mostra a sua beleza todos os dias, como no
primeiro encontro.
Fazendo dos momentos com o seu amado um eterno reencontro.

A Mulher ideal...
É aquela que, mesmo com o passar dos anos, tem sempre
o sorriso de menina, pois o enrugar da pele é ínfimo perante a
alma feminina.

A mulher ideal...
É aquela que se apresenta perante a sociedade como a mais
Formosa dama.
Mas quando na intimidade, partilha todos os segredos.

Enfim, a Mulher ideal...
É aquela que, mesmo não sendo Deusa, sabe com, ninguém
trazer um pedacinho do céu.

quinta-feira, 6 de março de 2008

7 HÁBITOS QUE SOMAM BONS RESULTADOS

1-TENHA UM OBJETIVO

Trace uma meta de trabalho.Defina e ordene as prioridades para a sua vida e sua profissão. A cada dia, planeje suas atividades. Vença diariamente etapas e verá que, no final se sentirá tranqüilo e feliz, com uma sensação de vitória.Caso não consiga realizar tudo o que deseja, não desanime: retome a atividade novamente.

2-FAÇA PRIMEIRO O QUE É MAIS IMPORTANTE

Tenha a sua missão pessoal em sua mente e faça o que é mais importante primeiro. Não fique angustiado: faça o que puder hoje e mantenha seu olhar no futuro.

3-SEJA POSITIVO

Ao invés de culpar alguém ou alguma coisa pelos seus problemas, torne-se responsável pelo que acontecer em sua vida. Utilize sua força e sua fé para escolher a melhor e mais positiva atitude a ser tomada. Sempre é hora de mudar, de retomar ou rever suas posições.

4-O DIA-A-DIA É IMPORTANTE

Fique atento a todos os lados da sua vida: o físico, o mental, a sua vida em comunidade, o seu lado espiritual e o seu lado emocional. Preserve o equilíbrio entre todos esses aspectos, renove-se todos os dias e, com certeza, você terá muito mais força e disposição a cada manha.

5-PROCURE SEMPRE A MELHOR SOLUÇAO

Pense sempre em resolver os problemas de forma que seja boa para você e para o outro. Não dificulte o que é simples. Procure ser aquele que acredita na solução do problema e coopera para que ela traga bons resultados para as partes envolvidas. Assim, com certeza, você chegará sempre a melhor alternativa de todas que forem apresentadas.

6-TRABALHE EM CONJUNTO

A sua força aliada à força de outras pessoas é muito mais poderosa. Valorize a opinião dos outros, mesmo que não seja igual a sua, pois dessas diferenças podem surgir as soluções de muitos problemas. A cooperação entre as pessoas promove o equilíbrio e o sucesso das atividades pessoais, sócias e profissionais.

7-COMUNIQUE-SE

Saber ouvir é fundamental: se você compreender o outro primeiro, será compreendido com muito mais facilidade. Esteja, portanto, aberto para novos relacionamentos de amizade e companheirismo. Saiba interpretar as mensagens que esta ouvindo ou lendo.

SEJA FELIZ ! ALCANCE O SUCESSO.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Poema: Briga na Procissão

Olá galera, tudo bem com vocês? Espero que sim. O post de hoje está relacionado com uma conversa que tive com algumas amigas na faculdade. Estava me lembrando de uma pequena pea teatral que fiz no colégio no período da semana santa. Na época resolvemos fugir das tradicionais Paixões de Cristo e apresentar uma peça cômica baseada em um poema de Chico Pedrosa chamado "Briga na Procissão". Foi muito legal fazê-la na época e até hoje me lembro com carinho e por isso resolvi compartilhar com vocês. Boa leitura!

Briga na Procissão
Autor: Chico Pedrosa.

Quando Palmeira das Antas
pertencia ao Capitão
Bento Justino da Cruz
Nunca faltou diversão:
Vaquejada, cantoria,
procissão e romariasexta-feira da paixão.

Na quinta-feira maior,
Dona Maria das Dores
No salão paroquial
reunia os moradores
E ao lado do Capitão
fazia a seleçãode atrizes e atores.

O papel de cada um
o Capitão que escolhia
A roupa e a maquilagem
eram com Dona Maria
O resto era discutido,
aprovado e resolvidona sala da sacristia.

Todo ano era um Jesus,
um Caifaz e um Pilatos
Só não faltavam a cruz,
o verdugo e os maus-tratos
O Cristo daquele ano
foi o Quincas Beija-Flor
Caifaz foi Cipriano,
Pilatos foi Nicanor.

Duas cordas paralelas
separavam a multidão
Pra que pudesse entre elas
caminhar a procissão
Cristo conduzindo a cruz
foi não foi advertia
Pro centurião perverso
que com força lhe batia
Era pra bater maneiro
mas ele não entendia
Devido a um grande pifão
que bebeu naquele dia
Do vinho que o capelão
guardava na sacristia.

Cristo dizia: ôh, rapaz,
vê se bate devagar
Já estou todo encalombado,
assim não vou agüentar
Tá com a gota pra doer,
Ou tu pára de bater
ou a gente vai brigar.

O pior é que o malvado
fingia que não ouvia
E além de bater com força
ainda se divertia,
Espiava pra Jesus
fazia pouco e dizia
Que Cristo frouxo é você,
que chora na procissão
Jesus pelo que eu saiba
não era mole assim não.

Eu tô batendo com pena,
Tu vai ver o que é bom
Na subida da ladeira
da venda de Fenelon
O couro vai ser dobrado
Daqui até o mercado
a cuíca muda o som.

Naquele momento ouviu-se
um grito na multidão
Era Quincas que com raiva
sacudia a cruz no chão
E partia feito um maluco
pra cima de Bastião
Se travaram no tabefe,
ponta-pé e cabeçada
Madalena levou queda,
Pilatos levou pancada
Deram um bofete em Caifaz
Que até hoje não faz
nem sente gosto de nada.

Desmancharam a procissão,
o cacete foi pesado
São Tomé levou um tranco
que ficou desacordado
Deram um cocorote
na careca de Timóti
que até hoje é aluado.

Até mesmo São José,
que não é de confusão
Na ânsia de defender
o filho de criação
Aproveitou a garapa
pra dar um monte de tapa
na cara do bom ladrão.

A briga só terminou
quando o Doutor Delegado,
Interviu e separou:
cada Santo pro seu lado
E desde que o mundo se fez,
Foi essa a primeira vez
Que Cristo foi pro xadrez,
Mas não foi crucificado.

Espero que tenham gostado. Os próximos posts irei publicar as gravações da nossa visita técnica ao Hospital Memorial de Prazeres. Vou publicar aos poucos devido ao tamanho do arquivo. Até a próxima!

domingo, 2 de março de 2008

Livro: Como lidar com pessoas difíceis

Olá galera, tudo bem? Estou aqui novamente para trazendo mais uma novidade literária para vocês. O nome do livro é "Como lidar com pessoas difíceis" e fala sobre alguns tipos de personalidades que se tornam prejudicias no convivio em sociedade e dá dicas de como conviver (ou sobreviver) com elas da melhor maneira possível. Eu já li e recomendo a leitura. Identifiquei várias destas personalidades que estão ao meu redor depois desta leitura. É bem rápida a leitura deste livro (30 minutos são suficientes). Boa leitura!

Como lidar com pessoas difíceis
Clique no link para download: http://rapidshare.com/files/96466502/Como_lidar_com_pessoas_dif_ceis.pdf.html

Até a próxima!

sábado, 1 de março de 2008

Imponha limites ao trabalhar com um amigo

Sucesso da relação depende de regras que garantam respeito e confiança.

Por Por Lilian Burgardt

Suzana indicou o amigo Carlos para ser seu colega na empresa, seis meses depois, ele foi demitido por fraude. Márcia era amiga de Flávia, até ser obrigada a demitir a colega e lidar com seu rancor. Fabrício surfava com Andreas, virou seu subordinado e não agüentou nem dois meses. O que será que aconteceu para que relações de amizade se perdessem a partir do momento em que os personagens passaram a se relacionar no ambiente de trabalho? Afinal, será impossível trabalhar com um amigo e manter tanto a qualidade do relacionamento pessoal como profissional?

Especialistas acreditam que apesar de sobrarem histórias sobre o fim de grandes amizades quando migradas para o ambiente corporativo, o relacionamento só está fadado ao fracasso quando falta um item indispensável para seu sucesso: limite. "Ele servirá para garantir que ambos os amigos não adotem uma conduta permissiva ou intransigente demais, regras que estabeleçam, acima de tudo, condições para se manter o respeito e a confiança na relação", defende o especialista comportamental, Jô Furlan.

Caso o limite tivesse sido aplicado nos exemplos acima, o resultado poderia ser outro. A opinião é consolidada entre consultores de carreira. Quem indicou um amigo teria co-responsabilidade sobre sua postura profissional, já que a indicação é um endosso para que a empresa considere o indicado confiável. Portanto, indique quem você realmente confia, não o conhecido. Se indicar, acompanhe, oriente, alerte. Não deixe que o comportamento negativo do colega respingue em você. Caso precise demitir um amigo por decisão da empresa, chame-o para uma conversa franca fora do ambiente profissional. Explique a situação e não resuma seu discurso a um simples "sinto muito, não pude fazer nada". O relacionamento com o amigo chefe está insustentável? Não o odeie, converse. Use a assertividade a seu favor e esclareça as dificuldades que tem ao lidar com seu comportamento no dia-a-dia.

Quem entende do assunto, revela que dar retorno negativo para um amigo é uma decisão bem difícil. Muito profissional prefere guardar o problema para si, do que abrir o jogo com o 'camarada'. Daí a importância de ser sincero na relação e estabelecer, desde o início, regras que orientem a conduta de ambos no ambiente de trabalho. É preciso deixar claro até onde seu amigo pode ir com as críticas construtivas, com as negativas, com as piadas e com a intimidade no ambiente profissional, mesmo que tenham se conhecido no trabalho e, com o tempo, tenham se tornado amigos.

"Quem tem um amigo no trabalho, porém, precisa saber que essa relação deveria ajudá-lo a ter liberdade para conversar sobre suas dificuldades. O amigo no trabalho é aquele em quem você confia para se abrir, em quem você se apóia nas dificuldades e aprende ao trocar idéias e opiniões. Na minha visão, ele ajuda a deixar o fardo mais leve", acredita a gerente de Recursos Humanos da Unifieo (Centro Universitário FIEO e professora da FAC-FITO (Fundação Instituto Tecnológico de Osasco), Maria Bernadete Pupo.

Caso o amigo já tenha passado do limite algumas vezes, é natural que você se sinta ofendido e queira retrucar em determinado momento. Nessa hora, é preciso manter a calma e ter uma conversa franca. Aí entra outro ponto importante: a assertividade. "Sempre digo isso, quem pensa que pode dizer o que quer e acha que isso significa sinceridade está equivocado. A assertividade é o caminho para quem precisa fazer uma crítica sem ofender o outro", destaca Furlan.

Ciente de que nem sempre é fácil manter a calma ao levar 'fogo-amigo', o especialista desenvolveu uma técnica que, pessoalmente, tem melhorado o relacionamento dele com sua equipe. Após o término de uma palestra ou evento da qual tenha conduzido, a equipe de Furlan precisa esperar, no mínimo, 12 horas, para tecer seus comentários. "Nós que trabalhamos com comunicação tendemos a ser mais sensíveis. Quando você está no auge do momento e com a adrenalina lá em cima por ter acabado de escrever um texto ou finalizar uma palestra, qualquer comentário pode gerar ruído. O melhor é esperar um pouco para assentar as idéias e ter calma para ouvir críticas positivas ou negativas", explica.

Devo por meu amigo na lista negra?

Imagine que você e seu amigo tiveram uma discussão e, no calor da hora, ele te ofendeu e você preferiu não responder. Ou não tinha o argumento perfeito, ou ficou ofendido demais com o comentário. O tempo passou, mas o 'sapo' continua ali, entalado na garganta. Como você reage? Segundo os especialistas, em 90% dos casos, as pessoas guardam rancor, ficam magoadas e não discutem o problema. Um mal entendido, porém, pode desencadear uma série de reações extremadas e desnecessárias que, com uma boa conversa, poderiam simplesmente não acontecer. Primeiro porque ao deixar claro que você não gostou, o amigo vai pensar duas vezes em agir do mesmo modo novamente. Depois, porque evita um duelo interminável em busca do "estamos quites".

O consultor de Recursos Humanos Gustavo G. Boog, explica que seu estudo sobre constelações sistêmicas - abordagem que prioriza o diagnóstico e soluções para situações organizacionais - mostra que qualquer relacionamento, seja ele pessoal ou profissional, precisa de equilíbrio para sobreviver. Isso significa que, no dia-a-dia, uma pessoa oferece alguma coisa à outra esperando receber algo em troca, ainda que isto seja inconsciente.

Muitas vezes, porém, não há como receber algo em troca porque simplesmente o amigo beneficiado não teve a oportunidade de retribuir. No entanto, essa ausência de retorno gera uma frustração no indivíduo que, se não trabalhada, se transforma em mágoa. Daí para frente, a tendência é misturar os critérios. "O indivíduo frustrado com o amigo por causa do trabalho, ou por causa de uma atitude fora do escritório tende a emaranhar isso nos dois ambientes. Portanto, é fundamental manter um relacionamento franco", alerta Boog.

Furlan ressalta que é inevitável criar expectativas em relação ao amigo no ambiente de trabalho. É importante, porém, deixar claro quais são elas. Muitas vezes, o amigo indica o outro como seu par na esperança de ganhar um aliado na empresa e, por isso, espera que o indivíduo "vote junto" em qualquer situação. Há que se trabalhar essa relação de amizade e dívida, como se o amigo tivesse de ser fiel às crenças do outro em todas as horas. "Ninguém pode culpar um amigo por discordar de sua opinião. Em muitos casos, aliás, um bom amigo pode ser aquele que vai atacar primeiro a sua idéia do que apoiá-la sem crer que ela merece todo crédito", afirma.