sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Terceirização ainda causa confusão no Brasil

Algumas empresas brasileiras que ainda não acreditam em outsourcing como estratégia de crescimento dos negócios continuam apenas integrando profissionais terceirizados à folha de pagamento. Segundo Roni de Oliveira Franco, sócio da Trevisan Outsourcing, o que vem acontecendo com algumas companhias não representa o real papel deste setor no Brasil.

“Muitos ainda acreditam que terceirização visa, apenas, a redução de custos. Na realidade, os prestadores de serviço do setor se tornaram parceiros nos riscos do negócio do contratante e, ainda, um forte aliado na conquista de mercado”.

Não se pode confundir terceirização como uma forma da empresa contratar profissionais como Pessoa Jurídica, mais sim como um processo em que as companhias fazem acordos com empresas idôneas, que assumem os riscos dos serviços a serem executados, além de seus funcionários estarem devidamente registrados pela CLT, conforme explica Franco. “Por isso, não podemos considerar apenas uma alocação de mão-de-obra”.

Ele acredita que antes os serviços terceirizados concentravam-se na gestão de trabalhos específicos, como limpeza, segurança e serviços gerais. “Atualmente, a terceirização tem ampliado significativamente suas práticas junto às empresas, principalmente no que tange a processos de negócios”. O sócio da Trevisan Outsourcing ainda comenta que as primeiras experiências com terceirização foram recheadas de equívocos. “Hoje, a terceirização amadureceu muito no País.”

Acessado em: http://www.administradores.com.br/noticias/terceirizacao_ainda_causa_confusao_no_brasil/16774/

Nenhum comentário: