domingo, 29 de junho de 2008

Perfil Thai Quang Nghia (Ele é o cara)

Olá galera, como vocês estão. No post que fiz sobre o congresso de administração que fui, prometi resumir palestra por palestra para que vocês pudessem ter uma idéia de como foi. Entretanto, por pura falta de tempo, isso não foi possível, devido ao grande número de palestras. Porém, de todas as palestras do evento, uma em particular me chamou a atenção, que foi a do fundador e presidente da Góoc, Thai Quang Nghia. A história dele é muitíssimo interessante, devido a todas as condições adversas que ele enfrentou para construir seu império, revelando-se um grande empreendedor. Abaixo um pequeno resumo de sua história:


Em 1978, aos 21 anos, Thai Quang Nghia fugiu de barco da Guerra do Vietnã. Ficou três dias à deriva até ser resgatado por um navio da Petrobrás. Naquela época, quase 1 milhão de pessoas daquele país fugiu do sistema socialista instalado após o término da guerra contra os Estados Unidos.

Filho de donos de plantações de arroz, era considerado “burguês” pelo governo socialista. Foi excluído da seleção para ingresso na universidade em função de sua origem “pouco nobre”.

Começava assim a longa trajetória de empreendedorismo do vietnamita no Brasil. Ao chegar no Rio de Janeiro, Nghia passou vários dias como indigente, vagando pelas ruas da Cidade Maravilhosa, sem ter o que comer ou vestir. Só falava e entendia francês.

“Não havia hospedagem e fiquei com 37 imigrantes em uma pensão precária em São Cristóvão. Lá não havia sequer banheiro”, lembra. Passou fome e bebeu água de poças nas ruas cariocas.

Conseguiu comprar um dicionário francês/português e foi fazendo as traduções. Soube que São Paulo era aterra das oportunidades e seguiu para a capital paulista. Instalou-se na Igreja do bairro Glicério (região central da cidade), no abrigo da Cruz Vermelha. “Eu tinha direito a meio salário mínimo oferecido pela ONU (Organização das Nações Unidas)”, afirmou.

A vida seguiu. Quatro anos depois, com domínio do português, Nghia passou em Matemática na Universidade de São Paulo. “Passei pelo grupo Monteiro Aranha, Unibanco. Trabalhava de madrugada como operador de mainframe e estudava de manhã. Isso só foi possível porque contava com o apoio de uma família vietnamita, com a qual eu contribuía mensalmente, em troca, recebia refeições e acomodação”.

A família tinha uma fábrica de bolsas. Os negócios pioraram e a empresa fechou. Para pagar os empréstimos que o hóspede tinha concedido, deram-lhe 800 bolsas. Passou a vender de porta em porta, para pequenas lojas na 25 de Março. Era o típico sacoleiro. “Negociava as peças diretamente com as varejistas, ofertando preços vantajosos para eles e para mim, já que não existia a figura dos atravessadores”.

Surgia, assim informalmente, grupo Domini, que este ano completa 20 anos. Abriu quatro lojas no centro de São Paulo. Em 1993, criou as sandálias Yepp, que significa simplesmente ‘originalidade’ (em vietnamita), baseada no modelo de sandália que Nghia e seus conterrâneos vestiram durante a vida e ao longo da guerra entre Estados Unidos e Vietnã do Norte: um tipo de papete simples e resistente.

Mas foi por meio de uma parceria com a Avon, em 1998, que passou a vender bolsas e sandálias por catálogo. Nghia substituiu a marca Yepp por Góoc, que quer dizer ‘raiz cultural’. A mudança de nome trouxe também mudanças estruturais na empresa. As sandálias passaram a ser confeccionadas com borracha de pneus reciclados.

Os pneus são reciclados e vulcanizados e transformaram-se nas solas das papetes. As tiras são feitas das câmaras dos pneus e não são coladas, mas encaixadas na sola do calçados, o que permite que elas sejam recombinadas.

Há três meses, montou uma fábrica da Bahia, criando 140 novos empregos. Ao todo, o grupo Domini possui 980 funcionários e produz mais de 4 mil pares de sandálias por dia, além de bolsas, roupas e acessórios. “Minhas meta é vender 210 milhões de unidades de produtos no Brasil até 2014”, diz.

Fonte: http://www.planodenegocios.com.br/dinamica_novanoticia.asp?tipo_tabela=novanoticia&id=362


Para aqueles que se interessarem, no site da Endeavor tem uma palestra do Thai Quang Nghia (que por sinal é praticamente a mesma do congresso). Para assistir é necessário fazer um cadastro gratuito no site. Abaixo o link da palestra:
http://endeavor.isat.com.br/player/player.asp?Palestra_ID=313

Acessem também o site da empresa e conheçam os produtos Góoc: http://www.gooc.com.br/

Até a próxima!

Um comentário:

Unknown disse...

livro de auto ajuda
10 motivos para voçe nao morrer
autor ronyibraim