terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Matérias Interessantes!!!

Pérolas de Vendas

Convenção de vendas é um grande barato! Convenções oferecem oportunidades de rever e fazer amigos, aprender novos conceitos e técnicas. São momentos que nos permitem relembrar tudo aquilo que sabemos e quase nunca fazemos, mas prometemos que a partir dali tudo será diferente. Assistimos a inúmeras apresentações de fornecedores, bem como sobre suas inovações e argumentos de vendas. Participamos de palestras e treinamentos que nos reciclam e desenvolvem como profissionais. As melhores partes de uma convenção são as apresentações das novas campanhas de premiação com realização de sorteios e fica melhor ainda quando ganhamos alguma coisa. Convenções de vendas são momentos mágicos, únicos... Mas o que eu mais gosto mesmo é de estar nas populares rodinhas de conversa em volta das mesas de coffee break, onde posso ouvir e aprender com colegas vendedores. E nesses anos todos, atendendo empresas em seus eventos, colecionei algumas frases que desejo agora compartilhar com você. Eu as chamo de Pérolas de Vendas. Frases fantásticas, algumas de uma simplicidade e verdade tamanhas que chegam a assustar, além de serem muito divertidas.
1. “Se você não faz parte da solução, faz parte do problema!” – Essa é normalmente dita por gerentes, ao darem aquele recadinho de forma indireta aos que não atingem as metas. Vamos esquecer o lado ameaçador da coisa (a famosa degola!) e pensar nesta frase pelo lado positivo. A pergunta que você tem que se fazer todos os dias é: Em que eu estou ajudando meu cliente? A reduzir custos, a aumentar a lucratividade, a qualidade ou produtividade? Eu agrego valor à empresa em que trabalho? Esteja sempre do lado da “solução”.
2. “Depois que inventaram o ‘tá ruim’, ninguém mais disse ‘tá bom! ’” - Essa é ótima! Quando você visita o cliente e pergunta como andam os negócios, a resposta é quase sempre a mesma: “Tá fraco”, “tá ruim” ou “já esteve melhor”. O impressionante é que o país está crescendo. Ano após ano as vendas aumentam e eu nunca encontro alguém que diz: “Tá bom demais!” Não pergunte ao seu cliente se seus negócios vão bem, pergunte se gostaria de ajuda para vender mais.
3. “Quem pede recebe, mas quem se desloca tem preferência!” – Dizem que o autor da frase é Gentil Cardoso, ex-técnico de vários clubes cariocas, como Flamengo e Botafogo. Muitos acreditam que foi um dos descobridores de Garrincha. Aqui a explicação é simples: seja pró-ativo, não espere e faça acontecer. Inove, prospecte, crie oportunidades.
4. “Sempre fica um pouco de perfume nas mãos de quem entrega flores!” – Essa é linda! Chegue sempre com um belo sorriso, bem disposto, apresentável e com um interesse genuíno em resolver os problemas do cliente. Esqueça a comissão e pense na solução. Dinheiro sobrando é sempre conseqüência de um bom trabalho realizado.
5. “Para vender bem tem que ter preço e produto bom!” – Essa de tão óbvia chega a doer. Mas este é um dos princípios da competitividade, ou seja, qualidade e preço compatível com o que o mercado oferece. Pode também ser uma boa desculpa para quem não atinge as metas ou um alerta quando muita gente diz isto para você. O fato maior é que se toda empresa tivesse o melhor produto e o menor preço, não precisava de vendedor, bastava ter um excelente call center e uma boa mídia no mercado, que o produto se vendia sozinho. É para isso que existem os profissionais de vendas. Para mostrar o quanto você, sua empresa e seus produtos podem contribuir com o crescimento do seu cliente.
6. “Fé em Deus e pé na tábua!” – Quem tem fé vai mais longe, levanta com firmeza quantas vezes for necessário e sabe que nunca está sozinho. Agradeça sempre ao Criador pelo trabalho que você tem e pelos clientes que atende. Ao entrar em qualquer lugar, seja para fazer uma venda, pós-venda ou até mesmo no concorrente, peça em silêncio que Ele abençoe a casa e as pessoas que lá estão. Deseje de coração muita saúde, paz e prosperidade ao próximo. Você vai perceber que adquirindo este hábito, receberá sempre em dobro. Afinal, você merece nada menos do que o melhor. É o que eu lhe desejo!

Paulo Araújo - palestrante e escritor. Autor de “Desperte seu Talento – dicas essenciais para a sua carreira” - Editora EKO, entre outros livros. Site: www.pauloaraujo.com.br Tel (41) 3267 6761 / 9124 2873 – Curitiba – PR

Acessado em: http://www.administradores.com.br/artigos/perolas_de_vendas/20554/ em 05/12/2007.

Muito competente em coisas sem importância

Um presidente de empresa, falando sobre um funcionário disse: “Ele é muito competente em coisas sem importância. É pena que nas coisas realmente importantes ele não seja tão competente.” Outro diretor me disse ter um gerente excelente em promover confraternizações com clientes, mas terrivelmente fraco no que a empresa realmente esperava dele. “Ele é o gerente mais popular que temos, mas os nossos acionistas não fazem concurso de popularidade”, disse ele. Conheci uma diretora de marketing que tinha um enorme orgulho de “entender tudo de computação”. E de marketing? E de pesquisa? E de mercado? Essas coisas, absolutamente essenciais para a sua função, não faziam os olhos dela brilhar.
Esse é um problema recorrente nas empresas. Desde vendedores que criticam tudo na empresa, mas não visitam clientes, não estudam produtos, não se aperfeiçoam em vendas; até motoristas muito competentes em criticar os chefes, mas nada fazem para manter seus veículos limpos e em perfeitas condições de uso. Isso, para não falar de engenheiros, advogados e médicos, cheios de desejo de status, que se preocupam com seus gabinetes, trajes e formas de tratamento e não se apressam em dar seus doutos pareceres, atrasando processos, contratos e laudos. Ou mesmo de secretárias que organizam festas o ano todo e não procuram se aperfeiçoar em redação ou estudar um idioma estrangeiro que a empresa tanto necessita.
Ter pessoas competentes no que realmente interessa é um grande desafio para as empresas. Há pessoas campeãs de relacionamento e amizade que muitas vezes se esquecem que a empresa precisa de pessoas competentes em coisas realmente importantes, que executem, sejam éticas, participem e dêem resultado.
Pessoas competentes têm foco e disciplina para manter-se no foco. Elas não gastam tempo e energia em coisas acidentais e periféricas ao seu objetivo principal e por isso conseguem o sucesso que outras desfocadas e dispersas, jamais conseguirão.

Pense nisso. Sucesso!

Professor Marins

http://www.administradores.com.br/artigos/muito_competente_em_coisas_sem_importancia/20559/ em 04/12/2007.

Tem gente mais chata?

De longe, eu só reparava. Era um grupo de seis pessoas. Só uma falava. Ela falava e dizia. Ela falava e não deixava ninguém falar. Ela falava alto. Ela dizia que sabia, entendia. As pessoas mudavam de assunto e ela novamente falava. Só ela. As pessoas se entreolhavam. Algumas se levantavam e iam ao toalete. Voltavam e ela continuava falando, dizendo o que era certo e o que era errado. Dando lições a todos sobre todos os temas. Ela se achava o máximo!
É ou não verdade que tem muita gente assim? É ou não verdade que tem gente que não se enxerga e fica pontificando o que é certo e errado. E o que é certo, é claro, é o que elas pensam, o que elas acham, o que elas acreditam. O número das pessoas chatas no mundo parece estar aumentando! São pessoas que querem catequizar você para o regime alimentar que elas fazem, para a roupa que elas vestem, para o time que elas torcem, para a religião que elas professam. O carro delas é o melhor. A loja em que compram é a única que presta. A igreja em que vão é única que salva. A comida que comem (ou fazem) é a melhor. Tudo delas é melhor. Seus filhos são mais inteligentes e mais bonitos... Tem gente mais chata?? Pessoas que querem que você caminhe 20 km por dia, não coma carne, não beba nada alcoólico, faça regime à base de soja, etc., etc.
Tem gente mais chata??Até chego a acreditar que essas pessoas queiram nos salvar. Mas daí a não nos aceitar como somos é uma distância enorme. Elas não se contentam em expor suas idéias e argumentos. Elas querem a sua concordância a qualquer preço. Tem gente mais chata?? Veja se você, cheio(a) de boas intenções também não está virando um(a) grande chato(a). Perceba se as pessoas andam evitando você. Nada contra as suas convicções, mas lembre-se que é preciso também respeitar as convicções das outras pessoas. Tome cuidado para não aumentar o número de pessoas chatas. Já temos chatos demais no mundo.

Pense nisso. Sucesso!

Professor Marins
http://www.administradores.com.br/artigos/tem_gente_mais_chata/20416/ em 04/12/2007.

Perda de dinheiro: brasileiros estão preocupados com roubo de identidade na web.

Os brasileiros estão bastante apreensivos com o acesso ilegal e o uso inadequado de informações pessoais na internet, que resultam em perda de dinheiro. De acordo com pesquisa encomendada pela multinacional de tecnologia Unisys, 79% deles estão extremamente ou muito preocupados.
O levantamento, realizado com 1,5 mil brasileiros de 18 a 60 anos pela Independent Communications, mostra que apenas 6% das pessoas entrevistadas estão "nada preocupadas" com as ameaças virtuais, as quais trazem prejuízos financeiros.

Perda de dinheiro

Para o especialista em segurança digital, Sérgio Leandro, o roubo de identidade pela web é uma fraude que tem crescido no Brasil, pois, a cada dia, aumenta o número de pessoas com acesso à internet e, consequentemente, o número de transações bancárias on-line e compras virtuais.
Ainda de acordo com ele, os fraudadores usam táticas que atraem os internautas para aplicar os golpes, como mensagens do tipo "Tire seu nome do cadastro de inadimplentes", "Veja as fotos da festa de sexta-feira".
"Ao clicar no e-mail, um software é baixado no computador. Sem que o usuário perceba, são coletados números de contas bancárias e de cartões de crédito e respectivas senhas. A vítima só vai descobrir o golpe quando aparecer um rombo em sua conta corrente".
Fraude e segurança
O principal golpe de roubo de identidade é o phishing, que envia mensagens atrativas para os internautas com a finalidade de instalar o programa malicioso. Diariamente, quase 8 milhões de e-mails com a modalidade de fraude são enviados para usuários de todo o mundo, em especial no Brasil e nos Estados Unidos.

Mas, para fugir destes golpes, Leandro dá as seguintes dicas aos internautas:
  • Nunca faça downloads de software desconhecido a partir de e-mails que não reconhece;
  • Procure sempre digitar o endereço URL da página web que pretende acessar. A fraude por phishing utiliza links que, de forma camuflada, encaminham o usuário para falsos sites dos bancos. É sempre mais seguro digitar o endereço do banco diretamente no browser, para garantir que está no site legítimo;
  • Sempre que receber um e-mail suspeito, não abra arquivos anexos nem clique nos links;
  • Cheque se o cadeado do site realmente refere-se à identidade apresentada;
  • Dados bancários ou de cartões de crédito só devem ser enviados se o comprador iniciou uma negociação. Empresas sérias nunca solicitam dados de confirmação e muito menos senhas. Estas são pessoais e intransferíveis;
  • Ao comprar pela internet, jamais passe dados pessoais ou financeiros por e-mail. De novo, empresas confiáveis solicitam essas informações no próprio site, informando claramente os aspectos de segurança e condições comerciais.
Uso da internet

Pesquisa da e-bit mostrou que a participação dos internautas com renda inferior a R$ 1 mil subiu 6%, em 2001, para 8%, em 2006. Além disso, deverá aumentar 40% nos próximos cinco anos.
O uso da internet, tanto para fins corporativos como pessoais, poderá ultrapassar a capacidade de infra-estrutura em 2010 em todo o mundo, e principalmente na América do Norte, onde a demanda é maior.
A pesquisa, da empresa Nemertes Research, indicou também que o investimento para evitar que isso aconteça deve ser de US$ 42 bilhões a US$ 55 bilhões, somente nos Estados Unidos. No mundo todo, estima-se que devam ser investidos US$ 137 bilhões.

Acessado em: http://br.pfinance.yahoo.com/071204/22/gjhqdt.html em 04/12/2007.

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